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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo.

Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimento. Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular. Esta integração potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos, transformando a sala de aula em um espaço que enfatiza a construção e a reconstrução de conhecimentos por meio de interações e de reflexões e que contribui na formação de cidadãos conscientes e participantes, contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que sejam capazes de aprender ao longo da vida. O trabalho por projeto potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não. Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos. Para isto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitam o aprendizado do aluno tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento (Freire e Prado, 1999). O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projeto, no qual as diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e o sentido do aprofundamento se refere às particularidades de uma área/disciplina. Ambos os sentidos – abrangência e aprofundamento – devem estar inter-relacionadas e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão da atividade pelo aluno e a possibilidade de desenvolver outros níveis de relações.

Um comentário:

  1. Parabéns Silvia pela sua efetiva participação e colaboração no curso. Espero que o curso tenha contribuído mais para o seu fazer pedagógico com o uso das tecnologias na escola.Como você mesma citou, as tecnologias de fato potencializa mudanças na aprendizagem e é nosso o papel de canalizarmos esse trabalho junto ao nosso alunado.

    Valeu colega! Um grande abraço.

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